Cantora Annanda Farias receberá título de Cidadã Honorária de Parauapebas

Autora de músicas feitas em homenagem à Parauapebas, a cantora e servidora pública Annanda Farias receberá da Câmara Municipal o título de Cidadão Honorária, proposto pelo vereador Zacarias Marques (PP) por meio o Projeto de Decreto Legislativo nº 5/2023, que foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (28).

• Publicado: Sexta, 31 de Março de 2023, 15h08

Annanda Farias em apresentação na CMP

“Essa homenagem é uma singela retribuição por sua generosa contribuição para o engrandecimento do nosso povo, das nossas belezas naturais e da nossa história. A nobreza de sua arte elevou o nome da cidade de Parauapebas a lugares longínquos e trouxe para nós, cidadãos e cidadãs deste município, orgulho e gratidão”, argumentou o parlamentar na justificativa do projeto.

O Projeto de Decreto Legislativo nº 5/2023 foi aprovado por unanimidade entre os vereadores presentes. A entrega do título será realizada em sessão solene realizada pela Câmara, com data a ser divulgada posteriormente.

Zacarias Marques - PP

Trajetória
Annanda Wellen de Farias Gomes tem 33 anos, é casada e mãe de um casal de filhos. Natural da cidade de Natal (RN), veio para Parauapebas com sua família nos anos 2000. Estudou na Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes, e posteriormente cursou o ensino médio na Escola Estadual Euclydes Figueiredo, onde iniciou sua contribuição com o município.

Nesta época, Annanda passou a ajudar seu professor de geografia, Alderi, a escrever o projeto “Escola Solidária e Alunos Voluntários” e se destacou pela obstinação em contribuir com as ações sociais da escola.

Annanda foi funcionária de uma instituição financeira pelo período de seis anos. Em outubro de 2015 ingressou na prefeitura de Parauapebas como Administradora. No início de 2020, com o advento da nova matriz econômica, o turismo, ela começou a analisar o trabalho de divulgação que a Coordenadoria do Turismo realizava e viu a oportunidade de elevar o nome da cidade através de uma música. Foi então que compôs a música “ Vem pra Parauapebas” que ultrapassou a marca de 150.000 acessos só no Facebook.

Em 2021, Annanda compôs junto com sua mãe, a senhora Aurilene Medeiros de Farias, a música “Parauapebas, cidade bela”, sua segunda composição, que se tornou uma das músicas mais ouvidas no Spotify. A canção conquistou ouvintes do Brasil e também de outros países como Portugal e Holanda.

Recentemente, no início deste ano de 2023, Annanda compôs sua terceira música, “Parauapebas, nossa História”. Sua nova obra nasce do desejo de contar resumidamente a história dos trinta e cinco anos da emancipação do município. A música destaca fatos históricos e resgata a memória de um povo que migrou para a região com a esperança de dias melhores, além de enaltecer os povos nativos e fazer um tributo ao padroeiro da cidade, São Sebastião.

Texto – Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / AscomLeg 2023