Legislativo pede construção de creche, segurança e investimentos na rede de ensino

Os vereadores de Parauapebas pediram investimentos na Educação em indicações apresentadas na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (28).

• Publicado: Sexta, 31 de Março de 2023, 12h04

Raianny Rodrigues - Pros

Por meio da indicação nº 94/2023, Raianny Rodrigues (Pros) solicitou a implantação de uma creche no bairro Vale do Sol. De acordo com a justificativa da parlamentar, “a construção de uma creche é essencial para atender as necessidades das crianças nos primeiros anos de vida e fornecer suporte às mães que precisam trabalhar para sustentar suas famílias. “Isso ajuda a melhorar a qualidade de vida das famílias na localidade em questão”.

Josivaldo da Farmácia - PP

Na indicação nº 95/2023, o vereador Josivaldo da Farmácia (PP) pediu que a prefeitura intensifique o serviço de guarda/segurança nas escolas e creches de Parauapebas. “Peço para que as rondas sejam intensificadas nos arredores das escolas e que sejam desenvolvidas formas mais eficientes de combater esse tipo de ação criminosa nas escolas”, justificou.

Eliene Soares - MDB

Já a vereadora Eliene Soares (PT) solicitou ao prefeito Darci Lermen, na Indicação nº 103/2023 que analise a possibilidade de captar recursos do governo federal, por meio do Ministério da Educação, para ampliar os investimentos na rede pública de ensino e aliviar as finanças do município.

“Diante do cenário de arrocho nas contas, entendo ser viável pedirmos socorro ao Governo Federal, que possui, em seu sistema de adesão a recursos públicos da educação, diversas modalidades de recursos que podem incrementar a manutenção e o desenvolvimento de nosso ensino, nas áreas de transporte, merenda, manutenção de utensílios e equipamentos escolares, entre outros”, defendeu.

Elias da Construforte - PSB

Por fim, o vereador Elias da Construforte (PSB) solicitou, por meio da Indicação nº 91/2023, a reforma e ampliação do Centro de Ensino Personalizado para Jovens e Adultos (CEPEJA I). “É necessário investir na reforma e ampliação desta instituição, que o poder público ofereça mais salas de aula, biblioteca, bloco administrativo, sala de informática, quadra e refeitório que garanta aos alunos conforto, segurança e aprendizado de qualidade. Enquanto parlamentares devemos buscar alternativas que contribuam para a melhoria das escolas de ensino básico do município”, argumentou.

Texto – Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / AscomLeg 2023