Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Programa de orientação vocacional e merenda para alunos do ensino médio são propostos por Eliene Soares

Duas proposições voltadas para a área da educação foram apresentadas pela vereadora Eliene Soares (MDB) na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (23).

  • Publicado: Segunda, 29 de Novembro de 2021, 14h03

Eliene Soares - MDB

Orientação vocacional
Na Indicação nº 737/2021, Eliene propôs ao prefeito Darci Lermen que estude a possibilidade de criar um programa permanente de orientação vocacional voltado a alunos do 9º ano da rede pública, para que acessem informações sobre carreiras com as quais tenham afinidade, considerando suas habilidades e competências.

A vereadora relata na proposição que os jovens têm sérias dúvidas quanto à vocação e aptidões profissionais. A orientação vocacional tem papel importante para o indivíduo na busca por uma atividade que o satisfaça financeira, social e emocionalmente, e para a sociedade como um todo.

“Especialistas em carreira são unânimes em afirmar que uma inadequada escolha profissional pode gerar ao longo da vida uma constante e crescente sensação de desprazer; um sentimento de frustração intermitente ou permanente. Essa frustração abre caminho para o estresse e pode comprometer a saúde mental”, informou.

Eliene acrescentou ainda que estudiosos apontam a adolescência, sobretudo no último ano do ensino fundamental, como período ideal para começar a incentivar e discutir a vocação profissional do indivíduo.

“Vale ressaltar que uma orientação vocacional ministrada por profissionais capacitados enriquece o processo de decisão dos adolescentes e serve como bússola para os caminhos profissionais que os jovens estarão aptos a percorrer, a partir de fatores como individualidade, aptidões, potencialidades e demais aspectos psicopedagógicos relevantes”, ressaltou.

Merenda escolar
Em seguida, Eliene Soares apresentou a Indicação nº 738/2021, na qual sugeriu ao prefeito que celebre convênio com a rede estadual para garantir a distribuição regular de merenda escolar aos estudantes de ensino médio em Parauapebas.

“São incontestáveis a importância e o poder da merenda escolar sobre a vida de muitos estudantes de nosso país. Infelizmente, em pleno século 21, temos crianças e adolescentes que vão à escola menos para aprender e mais para fazer a tão esperada refeição do dia: a merenda. Como aprender de barriga vazia, com o estômago urrando de fome? Não tem condição”, indagou a vereadora.

A parlamentar relata ainda que nas escolas de uso compartilhado, em que um mesmo prédio é usado por alunos do ensino fundamental e do médio, a hora da merenda é constrangedora, porque somente os alunos do fundamental têm direito a refeição.

Eliene acredita que com a celebração de um convênio esse tipo de situação não ocorreria, pois o município receberia recursos do Governo do Estado destinados à merenda dos alunos do EM e poderá gerenciar todo o processo, comprando, preparando e servindo aos estudantes, sem gastos adicionais para os cofres da prefeitura; e a merenda será fornecida de forma regular.

“Esta é uma solução justa, eficiente e útil para acabar com a problemática que se tornou a distribuição de merenda na rede estadual parauapebense, mesmo porque todos nós sabemos que o Governo do Estado recebe recursos para o custeio da alimentação escolar dos alunos do ensino médio. Então, não há que se continuar privando os alunos da merenda, assim como devemos reconhecer que esse serviço não é de competência da prefeitura”, concluiu.

Aprovação
As duas indicações de Eliene Soares foram aprovadas por unanimidade e enviadas para as devidas providências do prefeito Darci Lermen e do secretário municipal de Educação, José Leal.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges (Ascomleg 2021)

 

Fim do conteúdo da página